Debian Wheezy, Gnome3 e o XFCE

Postado em Updated on


Nesta data me deparei com uma nota interessante no debian-news.net que trata da possível substituição do Gnome3 pelo XFCE como desktop padrão do futuro. Debian 7.0 codinome Wheezy

A nota a que me refiro é esta:

 

E tomou como base uma mensagem do núcleo de desenvolvedores do Tasksel Team na qual a sugestão deve-se ao fato do Gnome3 não caber no 1º CD!

 

Sinceramente, embora não seja fã do Gnome3, reconheço que o mesmo está muito mais pronto para Desktops que o XFCE, além disso a versão do XFCE do Wheezy será a 4.8, enquanto que a maioria das distribuições já usam o 4.10 (Arch Linux, Fedora, Xubuntu, openSUSE, Gentoo, Slackware Current), das que conheço.
Considero os CDs individuais ideais apenas para aqueles que não tem internet rápida e as mídias em DVD na minha opinião são a de melhor custo-benefício para todos (não para mim que uso o NetInstall) já que somente no 1º disco vem integrados os 4 ambientes e os pacotes mais utilizados.
Se de fato ocorrer, acho que não será uma boa idéia, pois resolve-se o problema das mídias, mas deixará seus usuários com um sistema não tão completo quanto o Gnome.
Por outro lado, se fornecessem apenas os DVDs e a mídia NetInstall, qualquer usuário ao final da instalação do sistema básico poderia instalar seu desktop XFCE completo (exemplo) com:
# apt-get update
# tasksel install –new-install xfce
ou
# aptitude install xfce-desktop
19 comentários sobre “Debian Wheezy, Gnome3 e o XFCE

    Fábio disse:
    7 de agosto de 2012 às 23:04

    Nesse caso você seria a favor de deixar de distribuir o Debian em CD's (cerca de 50) e deixar apenas as opções DVD e NetInstall? Não uso o Gnome mas a versão 3 dele ficou tão grande assim? Usar o Mate não poderia ser uma opção?

    Izaias disse:
    8 de agosto de 2012 às 19:52

    Olha, o Debian com Xfce vai ficar 'Show!'.Torcendo pra pra valer!

    edps disse:
    8 de agosto de 2012 às 20:33

    O Mate não existe nos repositórios Debian, mas no Wheezy pode-se usar um repo externo:http://wiki.mate-desktop.org/download#debianou esse:http://mate.karapetsas.com/Mudar o Desktop padrão devido a esse problema do tamanho do Gnome3 na minha opinião não seria uma boa idéia, mas existe uma alternativa: remover pacotes extras do Gnome e para mim não essencial (caso do GIMP) por exemplo.

    edps disse:
    8 de agosto de 2012 às 20:37

    Eu sinceramente não estou nada animado em relação a ele, antes era por causa do Gnome3, agora mais essa!O XFCE é muito bom mas carece de recursos, impossível deixar de instalar algo do Gnome ou do KDE nele, taí… porque não mudam pro KDE que no Debian Stable é uma rocha além de bastante leve? o KDE possui um CD próprio.Thanks pelo comentário.

    Elder Marco disse:
    8 de agosto de 2012 às 21:02

    É, e anda falando que o GNOME anda dando muito tiro no pé ultimamente. E eu concordo. Apesar de agora preferir o GNOME 3, ainda acho que o GNOME deveria ter ficado onde estava. Mas não só por isso, eles também andam tirando recursos de certos aplicativos e o usuários não andam gostando da ideia. O pessoal do Linux Mint, por exemplo, já fez um fork do nautilus porque não andou gostando do futuro que o mesmo terá.

    edps disse:
    8 de agosto de 2012 às 21:30

    O link passaso na resposta ao comentário do Fábio é bem interessante já que disponibilizam o MATE para Debian e Ubuntu, quem sabe eu não venha a testá-lo.Digo isso porque não terá jeito de usar Gnome2 no Wheezy, a menos que se faça um upgrade mínimo do Squeeze para ele e ainda assim os novos pacotes do Gnome3 serão instalados.O Leandro ontem me passou esse link:http://br-linux.org/2012/atendendo-ao-interesse-dos-usuarios-fedora-18-trara-mate-fork-do-gnome-2/Será que o Fedora também se livrará do G3?

    edps disse:
    8 de agosto de 2012 às 22:00
    Fábio disse:
    8 de agosto de 2012 às 23:53

    Entendi.Obrigado pelas explicações!

    Fábio disse:
    8 de agosto de 2012 às 23:54

    kde como padrão no Debian? Seria uma grande mudança. Vamos aguardar para ver.

    Elder Marco disse:
    9 de agosto de 2012 às 10:12

    Um grupo de empacotadores do projeto fedora resolveu empacotar o MATE, apesar de várias críticas e resistências na lista internacional. Alguns pacotes já foram revisados e aceitos, mas ainda faltam vários outros. Seria ótimo ter mais uma opção, mas seria provável que não migraria para o MATE. Nada contra, mas como eu disse, me acostumei bastante ao GNOME 3 e ando gostando dele.Quanto ao fim do GNOME 3 no fedora.. isto está longe de acontecer. Até porque , uma fatia considerável dos desenvolvedores da Red Hat/Fedora fazem parte da equipe de desenvolvimento do GNOME. Ou seja, esses sujeitos também tem uma parcela de culpa pelo atual GNOME não estar agradando muitos.

    Izaias disse:
    9 de agosto de 2012 às 10:41

    Ehhh!Vamos ver como virá este Xfce…

    edps disse:
    9 de agosto de 2012 às 18:44

    Podiam ao menos melhorar a aparência né, uns ícones bacanas e etc, o tema até que é legal, veja:http://gnu2all.blogspot.com.br/2012/07/screenshot-debian-wheezy.html* sabia que no Crunchbang tem um pacote de ícones faenza personalizado?http://packages.crunchbang.org/waldorf/pool/main/faenza-crunchbang-icon-theme_1.2-crunchang1_all.debÉ da próxima versão mas funciona na boa no Statler:$ sudo dpkg -i faenza-crunchbang-icon-theme_1.2-crunchang1_all.deb$ sudo apt-get -f installUm abraço!

    Izaias disse:
    9 de agosto de 2012 às 18:52

    Obrigado pela demonstração.Instalei o AwOken, acho mais a cara do CrunchBang.VLW

    edps disse:
    9 de agosto de 2012 às 18:57

    OK, ok brother foi mal! rsrsrsEsqueci que as Debian-likes estão no seu sangue (apesar do openSUSE), logo, desnecessário demonstrar como instalar.intÉ!

    Izaias disse:
    9 de agosto de 2012 às 19:07

    Edinaldo, isto não é para mim, é para quem quiser ver mundo-a-fora, meu amigo.Sempre que puder, dê detalhes mesmo (como sempre faz). Algum dia um novato vai achar este How-to!Abração.

    edps disse:
    9 de agosto de 2012 às 19:11

    Eu sabia que tinha que ter gente da RedHat no meio! vamos dar uma coça neles! rsrsNa minha opinião o Debian em muito se beneficia com sua estratégia de estabilidade, pois no Wheezy usará o Gnome 3.4, enquanto que se não me engano o mesmo já está na versão 3.6, além disso o Wheezy está congelado e agora só recebe atualizações de segurança ou correções de bugs, até seu lançamento espero que resolvam a bagunça causada no GTK2 e daí quem sabe até eu venha a utilizá-lo (difícil, mão não impossível).Um abraço.

    Bruno disse:
    13 de outubro de 2012 às 2:53

    realmente não sei porque criticam tanto o gnome 3…só porque ele foi reescrito do 0? todo software precisa de mudanças radicais alguma hora.é um p*** vacilo do Debian trazer o XFCE exatamente por ele não ser completo, não tem absolutamente nada nele. preferiria que empacotassem o MATE e deixassem como padrão pq aí pelo menos faria sentido rodar programas do gnome nele.

    edps disse:
    14 de outubro de 2012 às 12:52

    Uma coisa a ser relatada sobre o XFCE é que ele é estável, ou sólido a ponto do Debian considerá-lo apto a ser seu Desktop.Mesmo o Gnome2 quando instalado apenas o 1º CD vem incompleto, então julgar o XFCE incompleto não vem ao caso já que haverá um trabalho extra em qualquer situação, e digo isso me referindo a qualquer CD único (XFCE|LXDE, Gnome ou KDE), já instalando a partir do DVD a coisa muda um pouco de figura mas isso não é pra mim, eu gosto de escolher o que instalar, então quanto menos melhor (pro meu caso).Recentemente migrei do Squeeze para o Wheezy XFCE e estou bastante satisfeito.Caso queira acompanhar minhas novas postagens visite:http://gnutwoall.wordpress.com/Um abraço.

Deixe uma resposta

